IGREJA ORTODOXA 

A IGREJA CATÓLICA POR EXCELENCIA

 

Há dois mil anos, Nosso Senhor Jesus Cristo desceu à terra e fundou Sua Igreja, através dos Seus apóstolos e discipulos, para a salvação da humanidade. Nós sabemos pelo livro Sagrado dos Atos dos Apóstolos que os mesmos foram longe pregando os ensinamentos de Cristo e fundadram varias Comunidades e Igrejas. Todas essas Igrejas, embora separadas pela distância, eram unidas na mesma Fé, Celebrações e Sacramentos. Todas as Jurisdições Ortodoxas, como a de Antioquia, Alexandria ou Armenia são independentes em suas administações, mas ao mesmo tempo cada uma esta em plena comunhão com as outras, e com  Igreja de Roma e do Ocidente a um acordo firmado em 1984 por nosso Patriarca para mutua administração dos sacramentos.  A Igreja Ortodoxa ou Oriental permanece unida na Fé que receberam dos apóstolos, na doutrina, sacramentos, celebrações, tradição, ensinamento dos Santos Padres e decisões dos primeiros Concilios Ecumênicos.
Apesar da nacionalidade, lingua e costumes diferentes, estas Igrejas permanecem na amizade freternas e juntas constituem a Igreja Católica Ortodoxa, todas gozam dos mesmos bens espirituais. Os ensinamentos da Igreja Católica Ortodoxa são derivados de duas fontes: as Sagradas Escrituras e a Santa Tradição. Os ensinamentos dos apóstolos não escritos foram transmitidos oralmente por inspiração do Espírito Santo e chegaram até nós como Santa Tradição.A Fé e a Doutrina Ortodoxa popdem ser encontradas nos Cânones e decretos dos Três Concílios Ecumênicos. Nós Ortodoxos cultuamos a Deus na Santissima Trindade. Honramos e veneramos os Santos e as Reliquias Sagradas, dando maior veneração à Santissima, Purissima, Bendita e Gloriosa, Mãe de Deus e Sempre Virgem Maria. De acordo com os Cânones dos Santos Concílios Ecumênicos, nós veneramos os Ícones Sagrados e as Santas Reliquias como representantes de Deus e dos Santos.Nós reconhecemos os Sete Sacramentos: Batismo, Crisma, Eucaristia, Confissão, Matrimonio, Ordem e Unção dos Enfermos. Para os Católicos Ortodoxos, os Sacramentos do Batismos, Crisma e da Eucaristia são Sacramentos de iniciação cristã, tanto é que eles são ministrados ao catecúmeno no mesmo Ofício e Ritual de Batismo.A Igreja Ortodoxa é Una, Santa Católica e Apostólica. É Una porque Nosso Senhor Jesus Cristo fundou uma só Igreja. É Santa porque foi santificada pelo sacrificio de seu Fundaddor na Cruz e glorificada pela sua Ressurreição. É Católica porque é de caráter universal e não conhece limite de tempo, lugar, raças ou fronteiras. É Apostólica porque foi fundada nos fundamentos dos apóstolos e tem sucessão apostólica. É Ortodoxa porque é tradicional, segue retamente os ensinamentos de Jesus Cristo, cabeça da Igreja que é seu corpo, é guiada pelo Espírito Santo e dá a Deus o verdadeiro louvor.A Igreja Católica Ortodoxa é a Fé dos Patriarcas, a Fé dos Apóstolos, a Fé dos Mártires, a Fé dos Profetas, a Fé dos Santos, é a Fé Ortodoxa sem mácula e sem inovações.

Quem pode ser Ortodoxo?

        Todos, podem ser Ortodoxo, pois somos Católicos, ou seja, estamos abertos a todos.

     A Igreja Ortodoxa tem um caráter universal, que se abre as diferentes nacionalidades e culturas, acolhendo a todos com suas particularidades e respeitando o individuo, não impondo a ele um molde, mas trazendo a ele a Boa Nova do Evangelho dentro de uma tradição mais ampla que respeita as diferenças e tem espaço para todos os que desejem viver na Igreja de acordo com seu Ensinamentos.

 

Nosso Patriarca

Sua Santidade

Moran Mor Ignatius Aphren II Karin

Mor Titos Paulo Jorge Hanna

Arcebispo Presidente da Igreja no Brasil

Arcebispo Emérito do Brasil

Contato

Padre Felipe Willian Rua Tenente Penha, 482 - Centro
Boa Esperança do Sul -SP
CEP 14930-000
(16)98159-2134 - Tim
(16)99791-9739 - Vivo
interiorortodoxo@yahoo.com.br